Em sintonia com o Ano Jubilar da Esperança, a Arquidiocese de Londrina reuniu cerca de 1.500 catequistas no último sábado, 23 de agosto, para a Peregrinação Jubilar dos Catequistas. Vindos dos 11 decanatos da arquidiocese, eles se encontraram no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, e caminharam até a Catedral Metropolitana, vivendo um forte momento de fé, unidade e esperança.
A programação teve início com a acolhida dos grupos, apresentação e oração conduzida diante da Cruz Jubilar, das bandeiras do Jubileu e da catequese de cada decanato, além da Bíblia, pares de sandálias e o canto do hino jubilar.
Em seguida, o arcebispo dom Geremias Steinmetz conduziu a formação, recordando o sentido do Ano Jubilar: a esperança que nasce da fé no Cristo Ressuscitado. O arcebispo também destacou a importância de aprofundar as quatro constituições do Concílio Vaticano II — sobre a Igreja, a Liturgia, a Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo atual — e explicou sobre as indulgências jubilares e como vivê-las na arquidiocese.
Concluída a formação, os catequistas seguiram em peregrinação até a Catedral. Durante o caminho, foram proclamados trechos da bula do Jubileu, rezadas dezenas do terço e salmos, além de cantos que marcaram o percurso. Em momentos de oração, os peregrinos foram convidados a realizar gestos simbólicos, como erguer as mãos em súplica, colocar a mão sobre o ombro de quem caminhava ao lado e estender a mão em direção às próprias casas, pedindo bênção e proteção.
Na chegada à Catedral Metropolitana, os fiéis foram acolhidos pelo pároco, padre Joel Medeiros, e participaram da Santa Missa presidida por dom Geremias. A celebração coroou a peregrinação como um momento de graça, fortalecimento da fé e do compromisso missionário dos catequistas no processo de Iniciação à Vida Cristã.
A Arquidiocese de Londrina agradece a todos os catequistas e colaboradores que contribuíram para a realização do encontro. Como Maria, cada um pode repetir: “A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador”.
Pascom Arquidiocesana
Fotos: Edna Vieira, Vanessa Castilho, Reginaldo Dias, Wellington Ferrugem









