O próximo sábado (20) é a última oportunidade que os católicos têm de realizar uma peregrinação local dentro da programação arquidiocesana do Ano Jubilar, o Ano Santo que celebra o Jubileu da Igreja Católica, proclamado pelo Papa Francisco em 2024. O trajeto sai do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, onde acontecem as formações, com destino à Catedral Metropolitana, onde se encerra com uma Missa presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz. Durante o ano todo, a estimativa é que tenham passado pelo Santuário cerca de 150 mil peregrinos de diversas paróquias e decanatos da arquidiocese.
“O Santuário se transformou no ponto de encontro dos peregrinos em Londrina, pois o Papa Francisco elevou os Santuários Marianos no mundo inteiro como locais de peregrinação. Então, recebemos os fiéis, que realizaram as formações e, em seguida, caminharam rumo à Catedral, onde participaram da Missa. Muitos deles peregrinaram debaixo de chuva ou sob um sol escaldante, mas sempre com muita fé e alegria. E, agora, será a última peregrinação de todo um Ano Jubilar”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário.
Desta vez, quem encerra a peregrinação são os fiéis do Decanato Cambé, que pretende levar mais de 2 mil pessoas ao Santuário. “A expectativa é fazermos bonito, levar 2 mil pessoas. Por isso, estamos incentivando cada paróquia a levar, pelo menos, três ônibus”, conta o padre Augustim Mukamba, decano do Decanato Cambé e pároco da Paróquia São Vicente Pallotti, de Cambé. De acordo com ele, na paróquia onde ele é pároco, já estão lotados dois ônibus e o terceiro está sendo preenchido com os paroquianos. A peregrinação, que é aberta a toda a comunidade, se concentra 14h no Santuário e, após a formação, segue para a Catedral, onde a Missa inicia às 16h.
Santuário Nossa Senhora Aparecida
Foto: Guto Honjo
